Blog
Crimes virtuais: sua empresa está protegida de ataques de hackers e vírus?Nos últimos anos, os crimes virtuais têm aumentado de forma exponencial e negócios de todos os tamanhos podem ser alvo de ações mal-intencionadas contra os sistemas e os dados da empresa.
Por isso, para proteger a rede e as informações da sua organização é importante entender o que são cibercrimes e como proteger sua empresa. Pensando nisso, escrevemos este artigo, falando mais sobre o tema. Confira!
Os crimes virtuais, ou crimes cibernéticos, são delitos cometidos por meio de dispositivos eletrônicos. Nesse tipo de delito, criminosos realizam virtualmente atividades ilícitas contra pessoas físicas ou jurídicas.
Esses crimes, que geralmente acontecem por meio da instalação de softwares e programas falsos em equipamentos digitais, estão descritos no Código Penal Brasileiro e têm como característica o acesso indevido e a manipulação de arquivos e dados salvos em computadores.
Existem diversos tipos de crimes virtuais. Dentre eles, os mais comuns, cometidos tanto contra pessoas físicas quanto jurídicas, são:
Se sua empresa for vítima de crimes virtuais, além de todo o transtorno causado pela ação criminosa, o resultado pode ser a perda de confiança do mercado na marca, multas por descumprimento da legislação vigente e até mesmo processos de clientes e fornecedores prejudicados.
Por isso, mais do que saber o que é um cibercrime, é preciso saber como se proteger. E dentre os cuidados que um gestor deve tomar para que a empresa não seja alvo de crimes virtuais estão:
Quer evitar a entrada de hackers no seu sistema? Mantenha-o sempre atualizado. O objetivo das atualizações é justamente evitar que as vulnerabilidades encontradas sejam exploradas por criminosos.
A Política de Segurança da Informação, ou PSI, deve conter todas as boas práticas para proteção de dados do negócio. E depois de definida, deve ser divulgada para todos os colaboradores da empresa.
Estabeleça normas sobre o que pode e o que não pode ser feito no acesso do sistema. Afinal, condutas erradas facilitam a entrada de criminosos na rede corporativa.
Não adianta treinar apenas os funcionários da área de TI quando o assunto é segurança da informação. Todos os colaboradores da empresa precisam saber quais são as condutas seguras.
Para proteger seu negócio de crimes virtuais, nada como poder contar com a ajuda de uma empresa de Gestão de Segurança da Informação, como a Cobe IT.
Redes Sociais