Blog
Como evitar ficar refém do gestor de TI da sua empresaO departamento de Tecnologia da Informação é visto como uma área estratégica nas empresas e, por isso, qualquer falha em sua operação pode trazer inúmeros transtornos. Agora, imagina se no meio do expediente acontece algum problema relacionado à área e o gestor de TI não está por perto?
Toda essa dependência do gestor de TI é um problema e pode atrapalhar muito o seu negócio. A boa notícia é que você pode evitar que sua empresa se torne refém desse profissional. Neste artigo nós mostramos como. Confira!
O gestor de TI é o profissional responsável por toda a área de Tecnologia da Informação, devendo montar sua própria equipe de trabalho, alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e focada em produtividade, ou seja, diminuição de custos e resultados cada vez melhores.
Ele deve estar sempre atualizado com novas tecnologias e conhecer a fundo os sistemas da empresa.
Quando certa atividade dentro de uma empresa é dominada por um único profissional, os riscos são elevados. E pior ainda se esse profissional é o responsável direto pelo ambiente de rede ou sistema operacional do negócio.
Nesses casos, se algo acontecer que torne o sistema inoperante e o gestor de TI não estiver por perto, todas as atividades da empresa entram em colapso. E como você já pode imaginar, isso poderá causar efeitos devastadores, fazendo com que a empresa perca negócios e tenha sua imagem abalada no mercado.
A dependência de um profissional não é saudável em nenhuma área da empresa. Por isso é importante adotar as melhores práticas para evitar que o bom funcionamento do seu negócio seja refém de um determinado colaborador.
Abaixo nós listamos três dicas que ajudam a sua empresa a ser independente do gestor de TI:
É fundamental que você conheça a área de TI da sua empresa, saiba executar procedimentos básicos e, principalmente, passar informações relevantes para outros profissionais do departamento.
Não é raro encontrarmos proprietários que não têm nem mesmo uma visão superficial dos sistemas da sua própria empresa. Isso é um problema e aumenta as chances do bom funcionamento do TI do seu negócio ser dependente do gestor da área.
Documentar e manter atualizado todo e qualquer procedimento operacional da área de Tecnologia da Informação é fundamental para que haja a continuidade dos negócios da empresa ou dos seus clientes em caso de troca de liderança ou de equipe.
Com a documentação de TI em dia, mesmo que o gestor do departamento se ausente, seja por férias, licenças médica ou qualquer outro motivo, é possível encontrar facilmente todas as informações da área e seguir a rotina de trabalho sem maiores problemas.
Quando se pode contar com um serviço de outsourcing de TI, além de reduzir custos, você garante a qualidade dos serviços e não fica refém de um único profissional.
Sua empresa passa a ter uma equipe de profissionais especializados, pronta para atendê-la a qualquer momento e suprir todas as suas necessidades. Nada mau, não é mesmo?
Redes Sociais