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Gerenciamento de serviços de TI: como conseguir melhor produtividade com uma equipe enxuta

Gerenciamento de serviços de TI: como conseguir melhor produtividade com uma equipe enxuta

Todo dono sabe da importância da boa gestão de cada área para que seu negócio consiga os resultados almejados. Apesar disso, é comum que o gerenciamento dos serviços de TI sejam negligenciados em muitas empresas. 

 

Isso acontece, principalmente, porque os proprietários ignoram as vantagens que um bom gerenciamento dos serviços de Tecnologia da Informação pode trazer, mesmo quando a equipe é enxuta. Considerando este cenário, nós mostramos neste artigo como melhorar a produtividade da TI da sua empresa realizando uma melhor gestão dos serviços da área. Confira!

 

O que é gerenciamento de serviços de TI

O gerenciamento de serviços de TI (GSTI), ou IT Service Management (ITSM), é um  conjunto de processos que inclui o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de Tecnologia da Informação de uma empresa. E seu principal objetivo é prever as necessidades da operação do negócio no que se refere aos recursos dessa área.

 

Diferentemente dos serviços de suporte de TI, que se dedica ao atendimento de chamados e resolução de problemas técnicos, o GSTI está focado em pensar e estruturar a área de Tecnologia de Informação de forma a tornar a ocorrência de chamados cada vez menor. Isso porque é papel dos serviços de gerenciamento transformar a área de TI em um setor mais proativo e menos reativo, que trabalha não apenas para mitigar, mas para eliminar problemas.

 

Quais são os benefícios de fazer o gerenciamento dos serviços de TI

Entre os inúmeros benefícios de implementar o gerenciamento dos serviços de TI, um dos principais é poder trabalhar com uma equipe mais enxuta. Isso porque, quando o departamento de Tecnologia da Informação passa a estabelecer processos otimizados, que visam à prevenção de incidentes, todo o sistema se torna mais confiável e seguro, fazendo desnecessária a presença de muitos profissionais da área. 

 

Além desse, podemos citar dentre os benefícios do gerenciamento dos serviços de TI:
 

  • a melhora na qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação, já que a atuação do GSTI foca nas necessidades dos usuários e dos clientes
  • o aumento na satisfação dos usuários e dos clientes por receberem serviços de melhor qualidade e voltados para as suas reais necessidades
  • o alinhamento do TI com a estratégia do negócio, pois os serviços de gerenciamento são pensados para que a empresa alcance seus objetivos
  • a redução dos riscos de interrupção dos serviços de TI.
 

Como fazer gerenciamento de serviços de TI

Até aqui, você já deve ter compreendido a importância do gerenciamento de serviços de TI para o sucesso de um  negócio. Mas provavelmente está se perguntando como implementar esse tipo de prática na sua empresa. Por isso é importante saber que a implantação do GSTI envolve ações como:

 
  • avaliar os recursos tecnológicos disponíveis
  • determinar quais são as carências que dificultam a empresa atingir seus objetivos no que diz respeito aos recursos de TI
  • implementar mudanças e otimizações nos serviços de TI para reverter as carências
  • gerenciar as melhorias de forma integrada
  • monitorar os resultados e avaliar se há ou não a necessidade de novos recursos ou novas otimizações dos serviços de TI
  • atender a chamados e procurar descobrir formas de reduzir as ocorrências.
 

E como essas são práticas bastante especializadas, se o expertise da sua empresa não é Tecnologia da Informação, contar com os serviços de uma empresa especialista é fundamental. Esse é o caso da Cobe IT,  empresa de gestão de tecnologia que em seu portfólio de serviços oferece diversificadas soluções para transformar a área de TI de negócios de todos os segmentos e portes. 

 

Quer saber mais sobre os benefícios do gerenciamento de serviços de TI? Fale com nossos especialistas.

Cobeit
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13/08/2020 às 13:10
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